quinta-feira, 6 de março de 2008

Resumo da Historia da Educação Física

RESUMO DA HISTORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA




Diacordo com os filósofos a Educação física não é apenas algo artificial é, um conjunto de atividade física não competitivo mais sim com fim relativo, e tem como objetivo regular a saúde humana.
Altrora as pessoas viam a educação física como algo apenas artificial, onde não estabelecia a possibilidade de uma modificação anatômica, onde adquiria melhor qualidade de vida e saúde.
A especialização é de suma importância dentro do curso de educação física porque a graduação é apenas um meio pelo qual podemos adquiri. Não estamos descartando a possibilidade de um profissional graduado, mas sabemos que a especialização é necessária.
Através da medicina que podemos analisar nossos estados de saúde, ela pode avaliar os tipos de exercício ou esporte que podemos pratica. Sem estes conhecimentos muitas pessoas acabaram morrendo, sem ter conhecimentos de sua saúde.
René máheu diz que Educação Física é cultura e um espetáculo esportivo, onde esta contida os seus valores como dança, teatro, música e jogo etc...Em outras palavras tal cultura esta contida no mundo artístico.Dentro desta nem todos tem o mesmo desenvolvimento porque cada endivido reagem de uma forma, podemos ver que a cultura física ela é muito abrangente e não se limita.
Quando falamos de jogo não falamos apenas de futebol porque o jogo não limita nu âmbito, por isso contribui para relaciona as pessoas entre as outras. Jogo pode ser uma atividade voluntária ou competitiva.
A Física no mundo esportivo é considerada uma grande atração que, conquista todo o publico contemporâneo. No esporte o jogo não são apenas voluntário mais com o fim lucrativo e a uma grande competição.





Maria Lucidalva de Souza Andrade
Data:06/03/08

7 comentários:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Maria Lucidalva,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
De uma visão geral inicial, seu texto ora se aproxima de um resumo ora se distancia. Você não cumpriu com os dois primeiros critérios, e cumpriu com o terceiro parcialmente. Para tanto, sugiro que inicie e construa seu resumo a partir do seguinte parâmetro:
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
Sendo assim, perceba como são apresentados em ordem os critérios inicialmente explicitados. Na seqüência, exponha as considerações do autor sobre cada um dos elementos, em duas linhas para cada um deles. Dou a dica de não se ater a detalhes, tal como faz ao falar da relação entre Educação Física e cultura, ao citar o nome de René Máheu. Para um resumo isso não precisa, a intenção com o resumo é motivar o leitor a ir buscar os detalhes no texto integral.
Por fim, referente aos critérios, você os cumpre de maneira parcial e implícita. Tente ser mais objetiva e explícita no cumprimento dos critérios, tal como se apresenta no meu exemplo acima. Sugiro também que você releia seus textos antes de publicá-los e tente perceber que sua escrita está presa à forma de sua fala. Por exemplo, você inicia o texto dizendo: “Diacordo...” O que você faz é dar uma forma gráfica à sua oralidade. Quando que, a forma gráfica deve ser escrita: "De acordo..." Contudo, a escrita deve obedecer aos critérios da gramática normativa da língua portuguesa. Compreendo que sua forma de escrita não significa erro, mas sim a expressão da cultura onde você está inserida. Mas, é preciso ter noção que o ensino superior significa a entrada para uma outra cultura, portanto, você deve saber diferenciar, não que tenha de abandonar seu modo de falar, mas seu modo de escrever no interior do ensino superior deve respeitar tais regras. Apenas isso e nada mais.


Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.

Maria Lucidalva disse...

prof.Renato eu não comprendir oque o senhor falou sobre o título do texto.Ma Lucidalva

Felipe Mendes disse...

Cuidado com o que escreve, você pode acabar por influenciar a composição de ideias de graduandos de educação física. acredito faltar maturidade acadêmica para compreenderes o que o texto de Oliveira diz. não poste ou publique nada enquanto não houver essa maturidade que comentei, isso pode prejudicar você futuramente.

Leidiana Oliveira disse...

diacordo?? não seria, de acordo?!

massoterapia disse...

Não entendi quase nada senhor...

tecnologo disse...

O titulo esta errado mesmo Deveria ser:o que é educação fisica?

lauro disse...

sou acadêmico e concordo com o professor, pois o texto ficou confuso. já que o titulo e historia da educação física sobre o seu surgimento e consolidação ate os dias atuais